Avaliação antropométrica – O que é e porque fazer?
Quando começamos a fazer alguma atividade física é comum falarem sobre a realização de uma “Avaliação Antropométrica” conhecida também como avaliação física, mas você sabe direito o que é isso? E para que serve?
Dentro da avaliação física temos outra chamada de avaliação antropométrica, um método de investigação que é baseado na medição das variações físicas e na composição corporal global.
Os parâmetros mais utilizados para a avaliação antropométrica são: peso, estatura, dobras cutâneas, circunferências, peso ideal, somatória de dobras cutâneas, entre outros.
Entenda como funciona a avaliação antropométrica:
A avaliação antropométrica, é usada como um parâmetro de avaliação do estado nutricional.
É um conjunto de mensurações que pode ser elaborada por Nutricionistas, Educadores Físicos ou Fisioterapeutas.
Estas mensurações compõe: peso atual, peso ideal, peso habitual, estatura, perímetros da cintura e do quadril, dobras cutâneas do triceps, bícipis, subescapular e supra Ilíaca.
Com base nestas mensurações, obtém-se o IMC, a porcentagem de massa magra, massa gorda e o risco cardiovascular.
Com aparelhos de bioimpedancia também se obtém a porcentagem de massa magra e massa gorda, além da porcentagem de líquidos corporais.
A avaliação antropométrica é aplicável em todas as fases do ciclo de vida e permite a classificação de indivíduos e grupos segundo o seu estado nutricional.
Faça a sua avaliação e acompanhe sua composição corporal (massa magra, gordura) e busque sempre uma vida saudável para ter um corpo saudável!