Pesquisa sobre beleza feminina revela como está a autoestima da brasileira
85% das entrevistadas dizem que fazem tratamentos estéticos para agradar a si mesmas e não ao parceiro
Pesquisa sobre beleza feminina revela como está a autoestima da brasileira
Segundo pesquisa realizada pela empresa farmacêutica Allergan, 85% das brasileiras procuram tratamentos estéticos com o objetivo de ficar mais bonitas para si mesmas. O dado seria um reflexo do aumento da autoestima e da independência financeira da mulher. O desejo de agradar o parceiro e os amigos existe, mas foi citado com menos frequência pelas entrevistadas.
Outros dados chamam a atenção: 34% das brasileiras veem a pele bonita, de aspecto natural, como o principal fator de beleza. 81% delas apontam as manchas como a maior preocupação. “No Brasil as manchas ocorrem principalmente devido à exposição ao sol e à miscigenação da população”, explica o dermatologista Otavio Macedo. “Grande parte das pacientes que me procura reclama de manchas e olheiras”, revela. O dermatologista faz um alerta. “As pessoas passam filtro solar no rosto e se esquecem do pescoço e do colo; essas áreas merecem atenção redobrada devido ao alto risco de câncer de pele.”
O Brasil é um dos países que mais faz tratamentos faciais – como o preenchimento com ácido hialurônico e procedimentos com toxina botulínica – e só fica atrás de Turquia e Tailândia. “Devido aos avanços tecnológicos e a redução do medo de ficar com a aparência artificial, a procura por tratamentos aumentou muito nos últimos anos”, diz Macedo. Segundo a pesquisa, 48% das brasileiras buscam tratamentos com o objetivo de aumentar a autoconfiança.
A pesquisa da Allergan foi realizada em março deste ano com 8 mil mulheres de 16 países.
Texto: Ana Paula de Andrade